O bruxismo é uma atividade repetitiva dos músculos da mastigação caracterizado por apertar, ranger ou apenas encostar os dentes. É altamente deletério as estruturas dentárias provocando desgastes, fadiga muscular e distúrbios da articulação têmporo-mandibular. Também pode ocorrer hipertrofia dos músculos da mastigação e edentações na mucosa jugal (bochecha).
O bruxismo pode ocorrer com a pessoa acordada – Bruxismo da Vigília – ou dormindo -Bruxismo do Sono. O bruxismo da vigília está relacionado ao estresse cotidiano, tensões emocionais e problemas psicossociais. Sem perceber a pessoa contrai a musculatura da face, normalmente apertando os dentes ou apenas os encostando, causando danos as estruturas dentais.
Já o bruxismo do sono está relacionado a distúrbios no sono. Pessoas que não conseguem entrar na fase mais profunda do sono ( fase REM) e possuem um sono mais superficial, podem desenvolver este tipo de bruxismo. Alguns fatores secundários também podem exacerbar o bruxismo do sono, entre eles, a nicotina, ingestão de bebidas alcóolicas, cafeína e alguns tipos de drogas.
Devido as diferentes etiologias entre o bruxismo do sono e da vigília, um correto diagnóstico diferencial deve ser realizado pelo profissional, a fim de propor um tratamento efetivo ao paciente.
Consulte seu dentista!