Dra Karla Palmeira

Enxaqueca e DTM: qual a relação?

Estudos recentes comprovam que dores dos músculos da face e da articulação da mandíbula (ATM) podem desencadear e tornar mais frequente as crises de enxaqueca em pacientes migranosos. Isto acontece porque tanto na enxaqueca quanto nas DTMs ocorre uma sensibilização do mesmo nervo craniano, o chamado nervo trigêmeo.

Ver Matéria >

Qual a relação entre Sono e Dores Orofaciais?

Que dormir bem é fundamental para a manutenção da saúde física, mental e emocional das pessoas, já não é mais segredo pra ninguém. Mas a associação de distúrbios do sono com as dores orofaciais e com as disfunções temporomandibulares (DTMs), ainda é novidade para muita gente.

Ver Matéria >

Placas Oclusais

A placa oclusal é um dispositvo muito utilizado para proteger os dentes contra o bruxismo. Mas este dispositivo tem outras finalidades importantes.

Ver Matéria >

A Dor Orofacial e o Tratamento com Antidepressivos

A dor orofacial, por definição da Sociedade Brasileira de Dor Orofacial, “é toda a dor associada a tecidos moles e mineralizados (pele, vasos sanguíneos, ossos, dentes, glândulas ou músculos) da cavidade oral e face.” Estas dores quando mal tratadas ou negligenciadas podem se cronificar, trazendo muitos malefícios aos pacientes.

Ver Matéria >

BRUXISMO X CEFALÉIA

Existe alguma relação? Sim. Segundo um estudo publicado recentemente na revista americana Headache Medicine (vol.12 – supplement – 2021), o bruxismo em vigília pode influenciar diretamente os quadros

Ver Matéria >

LOMBALGIA X DTM

As lombalgias crônicas e as disfunções temporomandibulares (DTMs) são doenças comórbidas, pois uma predispõe o paciente a desenvolver a outra. Quem apresenta lombalgia crônica tem 2 vezes mais chances de desenvolver DTMs.

Ver Matéria >
_______________________________
Dra Karla Palmeira
Enviar