
Tratamento das DTMs: Como funciona?
Facebook Instagram Tratamento das DTMs: Como funciona? Há muitas dúvidas do paciente de como funciona o tratamento das DTMs. E aqui neste post contarei de

Enxaqueca e DTM: qual a relação?
Estudos recentes comprovam que dores dos músculos da face e da articulação da mandíbula (ATM) podem desencadear e tornar mais frequente as crises de enxaqueca em pacientes migranosos. Isto acontece porque tanto na enxaqueca quanto nas DTMs ocorre uma sensibilização do mesmo nervo craniano, o chamado nervo trigêmeo.

Qual a relação entre Sono e Dores Orofaciais?
Que dormir bem é fundamental para a manutenção da saúde física, mental e emocional das pessoas, já não é mais segredo pra ninguém. Mas a associação de distúrbios do sono com as dores orofaciais e com as disfunções temporomandibulares (DTMs), ainda é novidade para muita gente.

Placas Oclusais
A placa oclusal é um dispositvo muito utilizado para proteger os dentes contra o bruxismo. Mas este dispositivo tem outras finalidades importantes.

A Dor Orofacial e o Tratamento com Antidepressivos
A dor orofacial, por definição da Sociedade Brasileira de Dor Orofacial, “é toda a dor associada a tecidos moles e mineralizados (pele, vasos sanguíneos, ossos, dentes, glândulas ou músculos) da cavidade oral e face.” Estas dores quando mal tratadas ou negligenciadas podem se cronificar, trazendo muitos malefícios aos pacientes.

Dor de ouvido ou na ATM?
Porque um quadro de dor na ATM (articulação temporomandibular) pode ser confundido com uma dor de ouvido? Devido a proximidade anatômica entre estas duas estruturas.

BRUXISMO X CEFALÉIA
Existe alguma relação? Sim. Segundo um estudo publicado recentemente na revista americana Headache Medicine (vol.12 – supplement – 2021), o bruxismo em vigília pode influenciar diretamente os quadros

“A Dor é inevitável, mas sofrer é opcional.”- Zen Budismo
Para compreender esta sábia citação budista é preciso compreender melhor o que é a DOR. A definição atual de dor da Associação Internacional para Estudos da Dor (IASP) afirma que

LOMBALGIA X DTM
As lombalgias crônicas e as disfunções temporomandibulares (DTMs) são doenças comórbidas, pois uma predispõe o paciente a desenvolver a outra. Quem apresenta lombalgia crônica tem 2 vezes mais chances de desenvolver DTMs.