Tratamento das DTMs: Como funciona?

Há muitas dúvidas do paciente de como funciona o tratamento das DTMs. E aqui neste post contarei de forma resumida como é feito este tratamento.

Primeiramente é realizado uma consulta inicial. Nesta consulta é realizada uma anamnese bem detalhada do paciente, pois como as DTMs têm um carácter multifatorial, vários são os fatores que podem contribuir para desencadear um quadro desta disfunção.

Comorbidades como cervicalgia, enxaqueca, quadros de ansiedade ou depressão, distúrbios do sono, estão normalmente associados aos pacientes com DTMs crônicas. Algumas doenças sistêmicas também podem contribuir para o aparecimento deste quadro, tais como: artrite reumatoide, hipotireoidismo, doenças autoimunes etc.

Após a anamnese é feito um exame clínico específico com o objetivo de fechar um diagnóstico para o caso e saber qual o tipo de DTM o paciente apresenta.

Na sequência, se necessário, poderá ser solicitado exames complementares como radiografias, tomografia, ressonância magnética, entre outros.

De uma maneira geral, as DTMs são divididas entre DTMs musculares e DTMs articulares e suas sub-classificações. O tratamento das musculares inclui: agulhamento com ou sem anestésicos, laserterapia, exercícios específicos, eletroterapia tens, terapia medicamentosa, entre outros. Já no caso das DTMs articulares, os principais recursos utilizados são: placa de bruxismo, viscossuplementação com hialuronato de sódio, infiltração de costicóides, laserterapia, terapia medicamentosa, entre outros.

Diante disto, vale a pena frisar que a consulta inicial com um especialista é de fundamental importância para o correto diagnóstico, pois ela irá fornecer dados imprescindíveis para compreender a complexidade do caso em questão e assim chegar a um melhor plano terapêutico.

Tem dúvidas e quer conhecer os principais sinais e sintomas da Disfunção Temporomandibular (DTM)? Saiba mais

Dra Karla Palmeira
Enviar