
Estudos recentes comprovam que dores dos músculos da face e da articulação da mandíbula (ATM) podem desencadear e tornar mais frequente as crises de enxaqueca em pacientes migranosos. Isto acontece porque tanto na enxaqueca quanto nas DTMs ocorre uma sensibilização do mesmo nervo craniano, o chamado nervo trigêmeo.
As pessoas que sofrem com enxaqueca possuem uma hipersensibilização genética do sistema trigeminal, o que faz com que diversos tipos de estímulos possam desencadear uma crise, tais como: alguns tipos de comidas, bebidas alcóolicas, cheiros fortes, luz solar, etc. Como o sistema trigeminal é responsável pela inervação nos músculos mastigatórios e da ATM, estímulos dolorosos nestas estruturas tem a capacidade de desencadear ou intensificar crises de enxaqueca.
Devido esta somação de estímulos nocivos no sistema trigeminal é importante verificar se o paciente que sofre com enxaqueca possui um quadro de DTM associado. O tratamento simultâneo de ambas as patologias é capaz de diminuir a frequências e a intensidade das crises.
Por tanto, se você sofre com crises de enxaqueca e tem dores nos músculos da face ou na ATM, procure um especialista em Dor Orofacial e DTM.
Tem dúvidas e quer conhecer os principais sinais e sintomas da Disfunção Temporomandibular (DTM)? Saiba mais.